quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Dieta sem Glúten: Mitos e Verdades

O que não faltam por aí são dietas malucas que prometem um rápido emagrecimento. Até viram moda quando realizadas por pessoas famosas. Grazi Massafera, Juliana Paes, Luciana Gimenez e Gisele Bündchen são algumas celebridades que aderiram a Dieta sem Glúten.  

Mas, o que tem de diferente nessa dieta?



Pesquisei várias fontes e li a opinião de muitos nutricionistas e endocrinologistas. Descobri que essa dieta só é indicada para pessoas diagnosticadas com a doença célica, ou seja, intolerantes ao glúten, e grande parte do que se fala sobre ela é MITO.

Não é o glúten que engorda, mas sim os alimentos que são feitos à base de trigo, centeio, aveia, cevada e malte que contêm glúten. Quando você ler uma notícia dizendo que fulano emagreceu com a retirada do glúten, saiba que na verdade ele perdeu peso porque diminuiu a ingestão de carboidratos.

Glúten
O glúten é uma proteína vegetal presente em todos os produtos que utilizam o trigo, a aveia, o centeio, a cevada e o malte na sua composição. De forma geral, podemos dizer que pães, bolos, biscoitos, massas são ricos nesta substância.

Quais alimentos não contém glúten?
O arroz, o milho, a batata e a mandioca são alimentos que não contém glúten e podem ser utilizados para substituir a farinha branca.

Pós e Contras
Além de reduzir a ingestão excessiva de carboidratos, a Dieta sem Glúten diminui a produção de gases e a sensação de estufamento causada pela prisão de ventre.
O glúten sozinho não traz muitos benefícios, mas ele é encontrado em grãos e cereais ricos em fibras e vitaminas B, zinco e ferro.  Cortar essa substância do cardápio pode levar a carência destes nutrientes.
Fontes: Saude.terra.com.br; Dietaesaude.com.br, Significados.com.br; Bemleve.bolsademulher.com; R7.com/saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário