terça-feira, 11 de novembro de 2014

Quem quer pão?

Tem algo mais gostoso que um pãozinho quentinho na hora do café? 
Difícil resistir, né, mas quem está de dieta precisa fugir dessa tentação.




Muitos nutricionistas dizem que a farinha branca – principal componente do pão francês - é o grande vilão da nossa alimentação, pois é rica em carboidratos, que após a digestão se transforma em glicose.
Diminuir ou substituir a ingestão desse alimento é um desafio, mas graças às opções disponíveis no mercado essa tarefa ficou bem mais fácil. 

Você sabe a diferença entre os diversos tipos de pães?


Pão Branco/ Pão Francês

É o mais consumido pelos brasileiros, feito com farinha refinada de trigo e rico em carboidratos e proteínas. Por ser facilmente digerido pelo organismo, ele é o que apresenta maior índice glicêmico. Se o seu corpo precisar de muita energia em pouco tempo, ele é o mais indicado.



Pão Integral

Este é o queridinho de quem está fazendo dieta, pois é bastante nutritivo e traz saciedade rapidamente. É rico em vitaminas, minerais e, principalmente, em fibras. Sua digestão é mais lenta e, por isso, o corpo absorve a insulina gradativamente. A ingestão de pão integral é indicada para antes dos treinos.

Hoje, encontramos uma enorme variedade de pães integrais no mercado, que misturam a sua composição grãos, castanhas e frutas. Vale a pena experimentar e ver qual é o mais gostoso.


Pão de Centeio

Sua principal característica é a baixa quantidade de gordura e proteínas, sendo ideal para quem deseja diminuir o colesterol, por exemplo. Assim como o pão integral, é rico em fibras, mas, também, em carboidratos. Não é difícil encontrar nos supermercados.


Pão de Linhaça

Apesar de não ser fácil encontrar no mercado, este pão traz todos os benefícios da semente de linhaça, rica em ômegas 3 e 6. Além disso, essa semente também é conhecida pelo seu poder antioxidante e por acelerar o metabolismo.



Pão de Aveia

A aveia é um cereal rico em fibras solúveis, indicada para quem tem problemas em controlar a glicemia, pois retarda a absorção da glicose e do colesterol. Também é rica em ferro, magnésio, zinco, cobre e proteínas. Este pão é ideal para quem quer fazer um lanchinho antes de alguma atividade física mais demorada.  


Pão de milho

Facilmente encontrado nas padarias, esse pão também é muito conhecido pelos brasileiros. Sua principal característica é não conter glúten. Além disso, é rico em fibras, minerais (fósforo, ferro, potássio e zinco), proteínas e vitaminas do complexo B.


Pão australiano/Pão preto

Feito de farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, tem uma cor escura, que vem da farinha integral, e um sabor adocicado causado pelo estrato de mel usado durante o preparo. É rico em vitaminas, minerais e fibras provenientes da casca dos grãos de trigo. 


Pão Sírio

Feito de trigo assim como o pão branco, só que contém menor quantidade de gorduras e de carboidratos. Muito usado para fazer sanduíches e beirutes, prato tradicional da culinária árabe.Agora que você já conhece sobre os principais tipos de pães encontrados no mercado, confira a tabela de calorias e nutrientes de cada um.

Unidade 50 gramas
Calorias
Proteínas (g)
Carboidratos (mg)
Gorduras (g)
Fibras (g)
Pão branco
140
4,73
25,33
1,98
1,15
Pão integral
128
5,00
23,20
1,00
3,45
Pão de linhaça
111
9,00
15,00
1,6
4,9
Pão de centeio
130
4,00
24,00
1,00
3,00
Pão de Aveia
130
4,00
24,00
2,00
3,00
Pão de milho
146
4,15
26,20
1,50
2,15
Pão australiano
150
4,5
27,00
2,09
3,45
Pão Sírio
139
6,00
33,00
1,00
1,7

Uma última observação: Existem  no mercado algumas marcas de pão integral que possuem pães com 7, 10 ou até 15 grãos diferentes em sua composição. Isso significa que você pode encontrar todas essas propriedades em um único produto. Portanto, pesquise e veja qual é a sua necessidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário